A missão mais recente de reabastecimento da ISS (Estação Espacial Internacional) decolou o Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), nesta terça-feira (21). Lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, a cápsula Dragon deverá chegar ao laboratório espacial na madrugada desta quarta (22).
+Google Drive irá bloquear arquivo que viole as regras do serviço
+ FAB recebe 3ª unidade do avião E-99 modernizado
+ Estudo confirma que cratera em São Paulo foi gerada por objeto extraterrestre
+ Fortnite ganha emotes e envelopamento inspirados em Matrix
Pois além dos suprimentos necessários para sustentar a permanência dos astronautas da ISS, a nave irá levar para a ISS alguns experiências e equipamentos para teste no espaço. Confira a seguir a lista revelada pela Nasa.
Bandagens bioimpressas
Trabalho do Centro Aeroespacial Alemão, a Bioprint FirstAir é uma bioimpressora portáril que utiliza amostras de células do próprio usuário para criar bandagens capazes de acelerar o processo de cura de um ferimento.
Estudo de medicamento contra o câncer
Os anticorpos monoclonais, usados no tratamento de uma série de doenças, não são facilmente dissolvíveis em água. Por conta disso, precisam ser administrados por via intravenosa. Neste experimento, será analisado o comportamento e a estrutura com o objetivo futuro de permitir a criação de anticorpos monoclonais que possam ser utilizados facilmente em casa.
Infecções no espaço
Cientistas observaram que o voo espacial potencializa o risco causado por vírus e bactérias. Por conta disso, os astronautas irão participar de um estudo para o desenvolvimento de contramedidas, que irá permitir reforçar o sistema imunológico dos viajantes espaciais e também de indivíduos com problemas de imunidade na Terra.
Plantas no espaço
Os astronautas seguem avaliando os impactos da microgravidade sobre o crescimento das plantas, de maneira a prepará-las melhor para o cultivo no espaço.
Sabão espacial
Atualmente, os astronautas não são capazes de lavar a roupa no espaço. Por esse motivo, usam várias vezes uma mesma peça e depois a descartam. Agora, será testado pela primeira vez uma formulação de sabão desenvolvida especialmente para uso no espaço.
Máquina de fundição de alumínio
Os astronautas terão a oportunidade de testar um equipamento capaz de fundir alumínio em microgravidade. Os pesquisadores esperam que as peças criadas no espaço tenham uma qualidade superior a aquelas fundidas no espaço.